Partilha

E. Uma sociedade justa, progressista e inclusiva

O problema

O discurso que menoriza as mulheres e as práticas sociais que as condenam à dupla jornada de trabalho, à desigualdade salarial e à pobreza reforçam-se mutuamente no preconceito e no abuso. Um velho racismo sistémico que se manifesta de muitas formas, desde a saudade colonial até à violência contra comunidades racializadas, que enfrentam inúmeras discriminações no seu quotidiano, do acesso ao trabalho à violência policial.  Uma política de imigração que, embora envolta num discurso de tolerância e acolhimento, nega aos migrantes e refugiados direitos essenciais. A discriminação que permanece contra a comunidade LGBTQI, apesar das conquistas legais dos últimos anos. A invisibilidade das pessoas com deficiência, das suas dificuldades quotidianas e do seu direito à autonomia. Todas estas realidade provam que Portugal é atravessado por muitas fronteiras internas que impedem que se concretizem os princípios da igualdade e respeito por todas as pessoas, sem exceção.

A solução

O Bloco de Esquerda bate-se por uma agenda feminista que afirme a igualdade plena entre homens e mulheres. Enfrentamos o racismo, que destrói a vida social e combatemos todas as formas de discriminação. À política do ódio e desinformação da extrema-direita contrapomos uma cultura de respeito, uma democracia informada e a garantia de direitos iguais, sem exceções. Contra a violência e o desrespeito por todas as formas de vida, apresentamos ainda medidas concretas para defender o bem-estar animal.

Participa
Quero receber as notícias do Bloco:
no whatsapp
no email
Ao recolher os teus dados para a sua lista de divulgação, o Bloco de Esquerda assegura a confidencialidade e a segurança dos mesmos, em cumprimento do RGPD, garante que nunca serão transmitidos a terceiros e apenas serão mantidos enquanto desejares, podendo solicitar-se alteração ou cancelamento através do e-mail bloco.esquerda@bloco.org
início
Programa eleitoral
2022-2026
Modo de Alto Contraste
Inverter Cores
Otimizar fontes para dislexia
Sem filtro
fechar
segue-nos